IFD assume a gestão financeira do Fundo de Inovação, Tecnologia e Economia Circular
Foi atribuida à IFD a gestão financeira do Fundo de Inovação, Tecnologia e Economia Circular, criado pelo Decreto-Lei n.º 86-C/2016 de 29 de dezembro de 2016.
O estímulo à criatividade e à inovação em todos os domínios é essencial para potenciar a resposta com sucesso aos desafios sociais, económicos e ambientais.
Neste contexto, o apoio à transição para uma economia circular, em que se pretende prolongar a utilidade e valor dos recursos, permite tornar a economia mais eficiente e produtiva no uso de recursos disponíveis e, por isso, mais competitiva.
A redução do consumo de matérias-primas por via da eficiência traduzir-se-á num aumento do valor disponível para o investimento, criação de emprego e expansão da produção, contribuindo ainda para a preservação de capital e serviços ambientais.
No âmbito do Programa do XXI Governo Constitucional, e em cumprimento do determinado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 84/2016, de 21 de dezembro, que aprovou o CITec — Programa Capacitar a Indústria Portuguesa, o Fundo de Inovação, Tecnologia e Economia Circular, complementa outros fundos nacionais existentes e que já têm hoje objetivos e fontes de financiamento que se relacionam com atividades neste domínio.
Pode consultar aqui o decreto-lei.
Porto, 04 de janeiro de 2017