Linha de Financiamento Fundo 200M

Aviso de Abertura de Concurso para seleção da Sociedade Gestora do Fundo de Coinvestimento 200M, que receberá recursos do Fundo de Capital e Quase Capital (FC&QC), gerido pela IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A., no âmbito do instrumento financeiro Linha de Cofinanciamento Fundo 200M.


Ler mais

Instrumentos Financeiros

Linha de Crédito com Garantia Mútua, IFD 2016-2020 (em operação)

Linha de Crédito com Garantia Mútua, IFD 2016-2020 (Açores) (em decisão)

Linha de Financiamento a Fundos de Capital de Risco (em operação)

Linha de Financiamento a EV de Business Angels (1ª fase, em operação)

Linha de Financiamento a EV de Business Angels (2ª fase, em decisão)

Linha de Financiamento Fundo 200M (Candidaturas abertas)


Ler mais

Divulgação

01 Set 2017
IFD disponibiliza 175 milhões de euros em Fundos de Capital de Risco
A IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A. vem informar o mercado que até 31/08/2017, no âmbito do Concurso Público (IFD-FC&QC-FCR-01/16), foram já assinados Acordos de Financiamento com 13 sociedades gestoras de Capital de Risco, num montante global de 175 milhões de euros para investimento em PME através de Fundos de Capital de Risco (FCR).
Ler mais
30 Jun 2017
Capital de Risco da IFD passa a estar disponível para as empresas
José Fernando Figueiredo, Presidente Executivo e Ricardo Luz, Adminitrador Executivo da IFD, anunciam a assinatura dos primeiros contratos de coinvestimento com operadores de Capital de Risco que permitem colocar à disposição das empresas e dos empreendedores, a partir de hoje, os mais de 210 milhões de euros de Capital Próprio das Linhas da IFD (conhecida como Banco de Fomento), no âmbito do Programa Capitalizar e com o apoio dos Programas Operacionais do Portugal 2020.
Ler mais
22 Fev 2017
Entidades Veículo de Business Angels (IFD-FC&QC-BA-01/16)
A IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A. publicou, a 22 de fevereiro, a listagem das Entidades Veículo que receberão recursos do Fundo de Capital e Quase Capital (FC&QC).
Ler mais
13 Fev 2017
Fundos de Capital de Risco (IFD-FC&QC-FCR-01/16)
A IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A. vem informar o mercado que, após terem sido analisadas as pronúncias dos concorrentes em sede de Audiência Prévia, o Júri do Concurso Público (IFD-FC&QC-FCR-01/16) publicou hoje, no VortalGov, o relatório com a lista ordenada dos concorrentes aceites ao concurso e a respetiva proposta de atribuição de verbas de cofinanciamento.
Ler mais
Próxima
"Capital de Risco da IFD passa a estar disponível para as empresas"
Próxima
"Entidades Veículo de Business Angels (IFD-FC&QC-BA-01/16)"
Próxima
"Fundos de Capital de Risco (IFD-FC&QC-FCR-01/16)"

Notícias / Informações ao Mercado

06 Out 2017
Notícia
Vice-presidente do BEI: “Temos grandes expectativas” para o banco de fomento
Portugal poderá vir a ter soluções idênticas às que foram desenvolvidas com a Cassa Depositi e Prestiti, em Itália e com o ICO em Espanha para ajudar a recapitalizar as PME.
Ler mais
02 Out 2017
Notícia
Fundo 200M recebe ‘luz verde’ de Marcelo
Medida prevê o investimento, do Estado, de 200 milhões de euros em startups e PME com o coinvestimento, na mesma proporção, de fundos privados.
Ler mais
29 Set 2017
Notícia
Plataforma do malparado com impacto imediato “pouco relevante” no BCP
O CaixaBI assinala que o foco da plataforma serão os créditos acima de 5 milhões de euros e os activos vão permanecer no balanço dos bancos.
Ler mais
28 Set 2017
Notícia
“Portugal está a criar uma situação muito grave com o Banco de Fomento”
Eurodeputado diz que o papel das instituições financeiras de desenvolvimento foram reforçadas nas renegociações do Plano Juncker. E critica a discussão instalada em Portugal de pôr o Banco de Fomento a receber o malparado dos bancos.
Ler mais
28 Set 2017
Notícia
CGD, BCP e Novo Banco arrancam com plataforma do malparado
Bancos já formalizaram o memorando de entendimento para criar a plataforma que irá gerir o crédito malparado de forma coordenada.
Ler mais
28 Set 2017
Notícia
Plataforma de Gestão poderá obrigar bancos a reestruturar créditos
A plataforma de gestão de crédito malparado, anunciada hoje, contará com um comité de reestruturação em que cada banco vota consoante o dinheiro que tem em risco, podendo assim haver bancos que tenham de reestruturar empréstimos contra a sua vontade.
Ler mais
23 Set 2017
Notícia
Não há milagres para o malparado
Desde há dois anos que se fala numa ‘solução’ para o crédito malparado ou em risco de não ser pago. Só que este problema não tem uma solução mágica, apenas iniciativas que aliviem um pouco a enorme quantidade do empréstimos de cobrança duvidosa, de quase um terço das empresas que operam em Portugal.
Ler mais
21 Set 2017
Notícia
Há 15 milhões para financiar empresas científicas portuguesas até 2018
Fundo luxemburguês e IFD assinam parceria de coinvestimento. Espera-se financiamento de 3 a 5 empresas por ano.
Ler mais
19 Set 2017
Notícia
‘Venture capital’ de saúde lança novo fundo com Instituição Financeira de Desenvolvimento
Primeira parceria do fundo de capital gerido pela IFD com um fundo de venture capital internacional é parte da linha de financiamento a fundos de capital de risco para apoiar PME inovadoras.
Ler mais
18 Set 2017
Notícia
Mourinho Félix: “Os investidores institucionais não vão pôr em causa a venda do Novo Banco”
Venda do Novo Banco está na fase final. Mourinho Félix afirma que os investidores, sendo racionais, não vão pôr em causa o processo. Governante explica 'banco de fomento' na plataforma do malparado.
Ler mais
17 Set 2017
Notícia
Descodificador: não é banco mau, é o quê?
Solução para malparado junta Caixa, BCP e Novo Banco numa plataforma. Os contribuintes não pagam, diz o Governo.
Ler mais
17 Set 2017
Notícia
A solução para o malparado da banca é original e não terá custos para os contribuintes
Em entrevista ao DN, o primeiro-ministro deixa uma garantia firme de que o Estado não irá financiar a solução para os créditos malparados da banca.
Ler mais
16 Set 2017
Notícia
José Manuel Fernandes satisfeito com acordo no Plano Juncker 2.0
O Parlamento Europeu, a Comissão e o Conselho chegaram a acordo para o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) 2.0, conhecido por ‘Plano Juncker’, que pretende mobilizar 500 mil milhões de euros até 2020.
Ler mais
14 Set 2017
Notícia
José Manuel Fernandes “desbloqueia” 500 mil milhões no “Plano Juncker”
O Parlamento Europeu, a Comissão e o Conselho chegaram a acordo para o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) 2.0, conhecido por ‘Plano Juncker’, que pretende mobilizar 500 mil milhões de euros até 2020.
Ler mais
14 Set 2017
Notícia
Plano Juncker 2.0 quer mobilizar 500 mil milhões para investimento até 2020
Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos 2.0 é alargado a novos sectores, como a agricultura, floresta, aquacultura, pesca e área social.
Ler mais
12 Set 2017
Notícia
Governo protege grandes depósitos e castiga detentores de dívida sénior
Os grandes depósitos bancários, incluindo de empresas e fundos, vão ficar mais protegidos em caso de falência ou resolução de um banco. Já os investidores em dívida sénior ficarão mais expostos e terão maiores perdas.
Ler mais
11 Set 2017
Notícia
Mourinho Félix sobre malparado: “Não há limpeza do balanço dos bancos com dinheiro público”
Secretário de Estado das Finanças garante que solução para crédito malparado não tem custos para os contribuintes e que todas perdas serão assumidas pelos bancos. Banco de fomento apenas ajudará a financiar empresas consideradas viáveis.
Ler mais
11 Set 2017
Notícia
Plataforma de gestão comum do malparado a funcionar no início de 2018
Bancos estão a "operacionalizar" a solução, informou o secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix.
Ler mais
11 Set 2017
Notícia
Mourinho Félix: Solução para o malparado deve avançar no “início do ano”
A plataforma de gestão do malparado dos bancos deve estar a funcionar "no início do próximo ano", espera o secretário de Estado das Finanças. O banco de fomento pode canalizar fundos do BEI e do BERD para as empresas com dívidas em incumprimento mas que são viáveis.
Ler mais
08 Set 2017
Notícia
Plataforma do malparado avança, banco de fomento ‘entra’ depois
Os bancos chegaram a um acordo para a criação de uma plataforma do crédito malparado. O banco de fomento só será chamado depois, para financiar empresas em reestruturação, mas viáveis, apurou o ECO.
Ler mais
07 Set 2017
Notícia
Banco de fomento vai financiar mecanismo para o malparado
A Instituição Financeira de Desenvolvimento, conhecida por banco de fomento, vai ser envolvida na solução para limpar o malparado da banca. Acordo já estará fechado com CGD, BCP e Novo Banco.
Ler mais
07 Set 2017
Notícia
Banco de fomento financia empresas com malparado mas viáveis
A participação da Instituição Financeira de Desenvolvimento na solução para o malparado passa pelo financiamento às empresas viáveis e a que a banca não pode dar crédito. Mas há outras soluções de financiamento a serem equacionadas.
Ler mais
07 Set 2017
Notícia
Banco do Fomento vai financiar solução para crédito malparado
A resolução dos créditos incobráveis dos bancos deverá passar pelo financiamento, em parte, através da Instituição Financeira de Desenvolvimento, mais conhecida por Banco de Fomento, noticia o Público.
Ler mais
07 Set 2017
Notícia
Banco de fomento vai financiar solução para o malparado
O veículo terá a figura de um Agrupamento Complementar de Empresas e ficará responsável pela recuperação dos activos problemáticos e sua possível comercialização.
Ler mais
07 Set 2017
Notícia
Banco de Fomento vai financiar solução para malparado
Governo deverá anunciar em breve uma solução que vai resolver os créditos problemáticos da banca.
Ler mais
07 Set 2017
Notícia
Solução para o crédito malparado anunciada nos próximos dias
"Público" noticia que existe, finalmente, um acordo entre o Governo e os bancos CGD, BCP e Novo Banco para a criação de uma entidade para gerir o crédito em falta em empresas viáveis.
Ler mais
07 Set 2017
Notícia
Banco de fomento vai financiar solução para malparado na banca
Governo prepara-se para anunciar solução para os créditos problemáticos nos próximos dias. Veículo vai juntar dívidas em risco na CGD, BCP e Novo Banco.
Ler mais
05 Set 2017
Notícia
Administração assegura funções executivas do Banco de Fomento
O Ministério da Economia já escolheu a nova comissão executiva da Instituição Financeira de Desenvolvimento. Mas aguarda os pareceres do Banco de Portugal e da Cresap para avançar com os convites.
Ler mais
02 Set 2017
Notícia
Banco de fomento sem gestão
Depois da saída do presidente caíram mais dois administradores, Economia diz que tudo está normal.
Ler mais
01 Set 2017
Notícia
Banco de Fomento: há mais duas baixas na comissão executiva
O Banco de Fomento viu sair, esta sexta-feira, mais dois administradores: Ricardo Luz e Maria João Nunes. Comissão executiva está reduzida a um elemento.
Ler mais
25 Ago 2017
Notícia
Banco de fomento já tem poderes para financiar PME
A Instituição Financeira de Desenvolvimento vai passar a poder apoiar as empresas sem autorização prévia de Bruxelas.
Ler mais
14 Jul 2017
Informação ao Mercado
IFD negoceia financiamento com o BEI para implementação de Linha de Crédito de €500 milhões
A Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), depois de ter visto aprovado o alargamento do âmbito da sua atividade no final de 2016, tem vindo a estabelecer contactos com o Banco Europeu de Investimento (BEI) com vista à concessão de um empréstimo do BEI à IFD (operação de on lending).
Ler mais
22 Jun 2017
Notícia
Governo aprova alargamento da atividade do ‘banco de fomento’
Foi aprovado o decreto-lei que altera os estatutos da IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, alargando o âmbito da atividade da instituição, em conformidade com a decisão da Comissão Europeia. Permite-se, assim, que a IFD reforce a sua missão de promoção da definição e implementação de medidas de apoio ao financiamento e capitalização das PME e mid caps portuguesas.
Ler mais
26 Abr 2017
Notícia
Portugal Sou Eu – Entrevista Secretário de Estado Adjunto e do Comércio Paulo Alexandre Ferreira
Campanha pretende sensibilizar os consumidores para a importância de adquirirem produtos e serviços com o Selo.
Ler mais
15 Abr 2017
Notícia
Dinheiro Vivo – José Figueiredo: “Vamos conseguir injetar 3 mil milhões na economia”
A Instituição Financeira de Desenvolvimento é um financiador grossista focado no apoio às PME. José Fernando Figueiredo, CEO, faz o balanço e diz que o "banco de fomento" chegou tarde.
Ler mais
21 Mar 2017
Notícia
Dinheiro Vivo – A poupança em Portugal (ou a falta dela) vista pelo painel ‘triple A’
“Alberto de Castro, Ângelo Paupério e António Pires de Lima em debate sobre o sobreendividamento das empresas, das famílias e do Estado”
Ler mais
15 Mar 2017
Notícia
Negócios da Semana – A situação da banca nacional
José Gomes Ferreira em debate com:
José Fernando Figueiredo - Economista/Presidente Executivo da IFD - Instituição Financeira de Desenvolvimento;
António Nogueira Leite - Economista/Gestor de Empresas/Vice-presidente da CGD em 2011 a 2012.
Ler mais
03 Mar 2017
Notícia
Vida Económica – José Fernando Figueiredo destaca baixa sinistralidade nas garantias às PME
“Garantia mútua viabiliza 2500 milhões em novos financiamentos”
Ler mais
13 Fev 2017
Notícia
Expresso – Indústria 4.0 com €220 milhões
“Empresas farmacêuticas, tecnológicas de eficiência energética e biotecnologia com linha de financiamento do Banco de Fomento.”
Ler mais
03 Fev 2017
Notícia
Financiamentos do “Banco de Fomento” vão aumentar para 2800 milhões de euros
Os recursos disponibilizados pela IFD, conhecido por “Banco de Fomento”, devem atingir 2800 milhões de euros em 2017, o que representa um aumento significativo no apoio ao investimento face ao ano anterior.
Ler mais
Próxima notícia
"Fundo 200M recebe ‘luz verde’ de Marcelo"
Próxima notícia
"Plataforma do malparado com impacto imediato “pouco relevante” no BCP"
Próxima notícia
"“Portugal está a criar uma situação muito grave com o Banco de Fomento”"
Próxima notícia
"CGD, BCP e Novo Banco arrancam com plataforma do malparado"
Próxima notícia
"Plataforma de Gestão poderá obrigar bancos a reestruturar créditos"
Próxima notícia
"Não há milagres para o malparado"
Próxima notícia
"Há 15 milhões para financiar empresas científicas portuguesas até 2018"
Próxima notícia
"‘Venture capital’ de saúde lança novo fundo com Instituição Financeira de Desenvolvimento"
Próxima notícia
"Mourinho Félix: “Os investidores institucionais não vão pôr em causa a venda do Novo Banco”"
Próxima notícia
"Descodificador: não é banco mau, é o quê?"
Próxima notícia
"A solução para o malparado da banca é original e não terá custos para os contribuintes"
Próxima notícia
"José Manuel Fernandes satisfeito com acordo no Plano Juncker 2.0"
Próxima notícia
"José Manuel Fernandes “desbloqueia” 500 mil milhões no “Plano Juncker”"
Próxima notícia
"Plano Juncker 2.0 quer mobilizar 500 mil milhões para investimento até 2020"
Próxima notícia
"Governo protege grandes depósitos e castiga detentores de dívida sénior"
Próxima notícia
"Mourinho Félix sobre malparado: “Não há limpeza do balanço dos bancos com dinheiro público”"
Próxima notícia
"Plataforma de gestão comum do malparado a funcionar no início de 2018"
Próxima notícia
"Mourinho Félix: Solução para o malparado deve avançar no “início do ano”"
Próxima notícia
"Plataforma do malparado avança, banco de fomento ‘entra’ depois"
Próxima notícia
"Banco de fomento vai financiar mecanismo para o malparado"
Próxima notícia
"Banco de fomento financia empresas com malparado mas viáveis"
Próxima notícia
"Banco do Fomento vai financiar solução para crédito malparado"
Próxima notícia
"Banco de fomento vai financiar solução para o malparado"
Próxima notícia
"Banco de Fomento vai financiar solução para malparado"
Próxima notícia
"Solução para o crédito malparado anunciada nos próximos dias"
Próxima notícia
"Banco de fomento vai financiar solução para malparado na banca"
Próxima notícia
"Administração assegura funções executivas do Banco de Fomento"
Próxima notícia
"Banco de fomento sem gestão"
Próxima notícia
"Banco de Fomento: há mais duas baixas na comissão executiva"
Próxima notícia
"Banco de fomento já tem poderes para financiar PME"
Próxima notícia
"IFD negoceia financiamento com o BEI para implementação de Linha de Crédito de €500 milhões"
Próxima notícia
"Governo aprova alargamento da atividade do ‘banco de fomento’"
Próxima notícia
"Portugal Sou Eu – Entrevista Secretário de Estado Adjunto e do Comércio Paulo Alexandre Ferreira"
Próxima notícia
"Dinheiro Vivo – José Figueiredo: “Vamos conseguir injetar 3 mil milhões na economia”"
Próxima notícia
"Dinheiro Vivo – A poupança em Portugal (ou a falta dela) vista pelo painel ‘triple A’"
Próxima notícia
"Negócios da Semana – A situação da banca nacional"
Próxima notícia
"Vida Económica – José Fernando Figueiredo destaca baixa sinistralidade nas garantias às PME"
Próxima notícia
"Expresso – Indústria 4.0 com €220 milhões"
Próxima notícia
"Financiamentos do “Banco de Fomento” vão aumentar para 2800 milhões de euros"